Programação

AProgramação:

Dia 13

9horas as 12horas – Workshop: Stephen Wykstra e Luis Oliveira, workshop de epistemologia formal.

 14 horas as 17horas – Workshop:Stephen Wykstra e Luis Oliveira, workshop de epistemologia formal.

Dia 14

9horas as 12horas – Workshop: Stephen Wykstra e Luis Oliveira, workshop de epistemologia formal.

 14 horas as 17horas – Workshop:Stephen Wykstra e Luis Oliveira, workshop de epistemologia formal.

 Dia 15

9horas as 11horas – Conferencia: Stephen Wykstra

 14 horas – Comunicações:As comunicações terão um tempo médio de 40 minutos por palestrante 

Nome Completo: Francisco de Assis Mariano
Pesquisa: Richard Swinburne’s response to the problem of divine hiddenness in light of his natural theology

Nome Completo: João Bosco Batista
Pesquisa: O problema do mal em Paul Ricoeur: por uma hermenêutica do recolhimento do sentido

Nome Completo: Alexandre da Silva Biu-Loureiro
Nome da Pesquisa: MÉTODO E “RELIGIÃO” EM PROUDHON NA CARTA DE MARX A ANNENKOV

Nome Completo: Marco Antonio da Silva Filho
Pesquisa: A onisciência divina anula o livre-arbítrio humano? A solução de Richard Swinburne

Dia 16

9horas as 11horas – Conferencia: Stephen Wykstra

14 horas – Comunicação: As comunicações terão um tempo médio de 40 minutos por palestrante 

Nome Completo: Frode Alfson Bjørdal
Pesquisa: Confidentialistic Apathiatheism Frustrating Apocalyptic Despair.

Nome Completo: Gustavo Leal Toledo
Pesquisa: O agnosticismo de Bart Ehrman e os diversos conceitos de mal na Bíblia

Nome Completo: José Benedito de Almeida Júnior
Pesquisa: A desolação como a ocultação de Deus em Santo Inácio de Loyola

Nome completo: Alcino Eduardo Bonella
Pesquisa: O Mal na Filosofia Secular

Nome Completo: Bruno Cunha
Nome da Pesquisa: Kant e a doutrina do mal radical nas Lições de Ética e na Religião nos Limites da Simples Razão

Dia 17

9horas as 11horas – Conferencia: Stephen Wykstra

14 h – Comunicação: As comunicações terão um tempo médio de 40 minutos por palestrante 

Nome Completo: Thiago Paulino Jordão
Pesquisa: O sofrimento do justo como instrumento divino de aperfeiçoamento da fé na visão de Santo Agostinho

Nome Completo: Rodrigo Aparecido de Godoi
Pesquisa: O mal na ordem das coisas: a providência divina e a permissão do mal segundo Tomás de Aquino.

Nome Completo: Otavio Alves Coelho Farnochia
Pesquisa: Entre o Livre Arbítrio e a Providência Divina: a questão do Mal em Ibn Paquda

Nome Completo: Anita Sayuri Aguena
Pesquisa: As concepções de Ibn Gabirol e Maimônides acerca da origem do mal e sua relação com a matéria

Nome Completo: Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo
Pesquisa: A QUESTÃO DO MAL E A FUNÇÃO DA LEI EM MOISÉS MAIMONIDES

Mais informações:

Nos dias 13 e 14 de março, Stephen Wykstra e Luis Oliveira oferecerão um workshop de epistemologia formal. Nas manhãs dos dias 15, 16 e 17, Wykstra oferecerá três conferências sobre os temas do Congresso seguidas de debates público. Os trabalhos selecionados para a apresentação serão discutidos à tarde.

Descrição das conferências da manhã:

The conference topic “The Problem of Evil and Hiddenness of God” is a major area within analytic philosophy of religion, emerging, in significant measure, out of William L. Rowe’s seminal 1979 paper “The Problem of Evil and Some Varieties of Atheism.” The topic gains deep significance from its place in the search, touching the heart of every human being and impacting deeply on human society, for an adequate life-orienting worldview. We thus propose to treat this specific topic as a part of an inquiry into “methodology of worldview research programs.” A vital question, we suggest, is whether there are parallels between scientific theorizing and worldview theorizing. Exploring a “Yes” answer, we will thus seek to locate recent debates about the problem of evil and divine hiddenness in the context of a “methodology of worldview research programs.” As shown by much work within history and philosophy of science by Lakatos, Laudan, and others, core scientific conceptions (like “light is wave-like”) get scientific traction only as scientists add further specifying claims so as to expand this core-claim into a more determinate theory-version—a “research program”—which evolve over time so as to better solve the empirical and conceptual problems which are the raison d’etre of scientific theorizing. Something similar, we propose to examine, seems to hold for “worldview research programs.”

Beginning from examples in published dialogues between Rowe and Wykstra, Dr Wykstra and Dr. Oliveira will explore—and invite others to explore—how recent analytic discussion of the problem of evil and divine hiddenness in philosophy of religion may be enriched by reflection on how the core worldviews—core theism or core naturalism—are in actual practice modified over time in response to the problems that are the raison d’etre of worldview theorizing. Their aim is to seek—and encourage others to develop—a closer working relationship between two things: on one hand, Bayesian and other formal tools of recent analytic philosophy of religion, and on the other hand, the real-world tensions, innovations, and transformations within the worldviews of both Christian theism and of scientific naturalism.  They will draw on work by thinkers like Charles Taylor (A Secular Age), Alistair MacIntre (Whose Justice? Which Rationality?) Nicholas Wolterstorff (Until Justice and Peace Embrace) and socio-biologist Edward O. Wilson (Consilience: The Unity of Knowledge).

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